top of page

Para Conhecer a História da Terra

A exposição ‘’A vida na Terra’’ iniciou com o patrocínio do Instituto Bubonem Cultural, em Itu – São Paulo, entre 2022-2024. É um espaço permanente onde é possível compreender o processo de formação do planeta e a evolução da vida em toda a sua diversidade, apresentados de forma cronológica e fácil de entender. São mais de 800 itens expostos, incluindo minerais, fósseis, modelos de animais, dioramas e réplicas. Contamos com parcerias importantes que foram essenciais para a realização desta exposição: a Terra Brasilis Didáticos Ltda, uma empresa brasileira que produz peças para escolas e museus, e a Moujan Fóssiles, uma empresa de Marrocos especializada na preparação de fósseis para museus em todo o mundo. O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) também deu seu aval para a exposição dos fósseis brasileiros. Em 2025 a exposição continuará com o apoio das empresas e pessoas físicas que sempre nos apoiaram.

A exposição ‘’A vida na Terra’’ está na Rua dos Andradas, 256, Centro Histórico de Itu.’’

Venha nos visitar!

Cena do Devoniano

Veja algumas cenas da exposição A Vida na Terra

Na primeira sala "O Universo", mostramos um pouco sobre nosso planeta e sua formação geológica. Abordamos temas como as camadas da Terra, eventos vulcânicos, comparações de tamanho entre os planetas do sistema solar, a disponibilidade de água no planeta e, por fim, discutimos sobre meteoritos e fulguritos.

Na sala "Andréa Bartorelli", possui uma rica e exuberante coleção de minerais e cristais, com uma grande diversidade de cores e formas geométricas, que deixa muitas vezes, tanto crianças como adultos, de boca aberta.

Quer saber quem foi Andrea Bartorelli? Clique Aqui. 

chamada "Andrea Bartorelli"

Na terceira sala "Começo da Vida", abrimos o teatro da vida apresentando os estromatólitos, os primeiros seres vivos que deixaram seus rastros eternizados nas rochas em forma de fósseis, e então seguimos com as linhagens de animais mais antigos, alguns dos quais, vivem até hoje, como as águas-vivas, os corais e as esponjas. À medida que avançamos cronologicamente, os visitantes encontrarão, trilobitas, equinodermos, moluscos e os primeiros peixes.

Na quarta Sala "Conquista do Ambiente Terrestre" os visitantes poderão observar o crescimento explosivo do domínio das plantas sobre os continentes e conhecer um exemplar de um dos primeiros peixes a adaptarem-se a viver fora da água. Além disso, terão a oportunidade de conhecer um dos maiores insetos voadores já descobertos pela ciência até o momento. Ao longo do tempo, os visitantes poderão ver alguns dinossauros, com ênfase nos dinossauros brasileiros, sobre os quais poucos ouviram falar. Também apresentamos a relação entre dinossauros e aves, incluindo algumas réplicas de uma das espécies mais famosas da paleontologia, o Archaeopteryx.
As surpresas não param aí.

Na quinta Sala "Volta ao Ambiente Aquático" os visitantes conhecerão duas espécies de baleias, que fazem parte da linhagem de mamíferos aquáticos cujos ancestrais eram terrestres, exemplificando o conceito de ‘’Evolução sem direção’’.

Na sexta sala "A última era do Gelo", mostramos nossa evolução e parentesco com os Primatas. Também apresentamos os famosos mamíferos extintos da megafauna da última era do gelo, incluindo a evolução da linhagem dos mastodontes, mamutes e elefantes. s.

Sala "Nossa História". Na sétima e última sala da exposição, mostramos a fauna atual e contamos nossa história evolutiva através de um diagrama simplificado para facilitar o entendimento dos visitantes que percorrem um corredor com animais do período atual, reconhecendo a maioria deles. No diagrama de nossa evolução, as espécies de nossos antepassados são representadas com réplicas de seus crânios, permitindo aos visitantes observar as características de cada espécie e perceber as semelhanças na estrutura craniana à medida que as mudanças vão se acumulando através do tempo.
Por fim, discutimos brevemente o nascer da arte produzida por nós, humanos.

bottom of page